O que é o armazenamento em nuvem?

Acesse seus dados de qualquer lugar usando o armazenamento em nuvem

 

Armazenamento em nuvem é armazenamento de arquivos on-line. Em vez de manter seus arquivos em seu disco rígido local, disco rígido externo ou unidade flash , você pode salvá-los on-line.

Há vários motivos para usar os serviços de armazenamento em nuvem. Talvez seus discos rígidos locais estejam com pouco espaço em disco e, nesse caso, você pode usar a nuvem como armazenamento extra. Se você deseja transmitir sua coleção de músicas de qualquer lugar, acessar seus arquivos de trabalho em casa, compartilhar facilmente vídeos de férias, etc., você pode enviar seus arquivos on-line para um serviço de armazenamento na nuvem. Outro motivo para usar o armazenamento em nuvem é se você deseja manter arquivos importantes protegidos atrás de uma senha e criptografia .

Resumindo, esse tipo de armazenamento é útil não apenas quando se trata de backup, mas também para segurança e capacidade de compartilhar facilmente arquivos com outras pessoas ou acessá-los você mesmo de qualquer lugar: telefone, tablet ou outro computador.

Como funciona essa “Nuvem”

Quando você faz o upload de um arquivo para a Internet e esse arquivo está lá por um período prolongado, ele é considerado armazenamento em nuvem. O tipo mais simples de armazenamento em nuvem é fazer upload de algo para um servidor e ter a capacidade de recuperá-lo novamente, caso deseje.

A maioria dos serviços de armazenamento em nuvem permite fazer upload de todos os tipos de arquivos: vídeos, imagens, documentos, músicas ou qualquer outra coisa.

Armazenamento em Nuvem e Backup em HD

Armazenamento em nuvem e backup são facilmente confundidos. Ambos funcionam de forma semelhante e têm um resultado final semelhante: os arquivos são armazenados on-line. Mas existem duas razões completamente diferentes para usar esses serviços, e saber como eles diferem é importante para que você saiba qual deles escolher para sua própria situação.

O armazenamento em nuvem é um procedimento de backup seletivo em que você escolhe quais arquivos armazenar on-line e envia-os para sua conta. Um das grandes vantagens é se caso o computador pare de funcionar de repente, você poderá restaurar todos esses arquivos em um novo computador ou em um disco rígido diferente.

Um serviço de armazenamento em é diferente de uma solução de backup em HD, pois salvando os arquivos (dados) em mídia física, você pode transportar esses arquivos para locais que inclusive não possuem internet, mas uma vez que o  Backup em HD ter sido danificado você poderá perder todos os arquivos. Algo que dificilmente aconteceria em um armazenamento em nuvem, pois os arquivos gravados virtualmente possuem redundância, ou seja são sempre gravados em mais de um HD.

São alguns exemplos de armazenamento em nuvem: 

  • Dropbox
  • Amazon Drive
  • Google Drive
  • Microsoft OneDrive
  • iCloud da Apple

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *