O que é e para que serve uma VPN?

A VPN pode ser uma ferramenta muito poderosa para garantir a segurança de informações digitais, mas muita gente ainda desconhece esse recurso. VPN (Virtual Private Network) ou Rede Privada Virtual em português, mas o mais provável é serem muito poucos a usar uma. Na verdade, nos dias de hoje, por questões de segurança, tornou-se fundamental ponderar a aquisição de uma VPN, mesmo para quem não vê utilidade imediata.

Uma rede privada virtual é um método de conexão usado para adicionar segurança e privacidade a redes privadas e públicas, como pontos de acesso Wi-Fi e Internet. As redes privadas virtuais são usadas com mais frequência pelas corporações para proteger dados confidenciais. No entanto, o uso de uma VPN pessoal está se tornando cada vez mais popular à medida que mais interações antes eram feitas face a face à Internet. A privacidade é aumentada com uma rede privada virtual porque o endereço IP inicial do usuário é substituído por um do provedor de rede privada virtual. Os assinantes podem obter um endereço IP de qualquer cidade de gateway que o serviço VPN oferece. Por exemplo, você pode morar em Sobral, mas com uma rede privada virtual, pode aparecer morando em São Paulo ou mesmo em outro país.

 

 

Segurança de Rede Privada Virtual

A segurança é a principal razão pela qual as corporações usam VPNs há anos. Existem métodos cada vez mais simples para interceptar dados que viajam para uma rede. Uma analogia útil é que um firewall protege seus dados enquanto eles estão no computador e uma VPN protege seus dados na web. As VPNs usam protocolos avançados de criptografia para as transferências de dados online. Os usuários de computador mais experientes não sonhariam em se conectar à Internet sem um firewall e antivírus atualizados.

Configurando uma VPN

Configurar uma rede privada virtual é um processo simples. Geralmente, é tão simples quanto digitar um nome de usuário e um endereço de servidor. Existem diversos serviços que oferecem VPNs tanto para computadores como para smartphones.

 

 

Em termos muito simples, uma VPN conecta seu PC, smartphone ou tablet a outro computador (chamado servidor) em algum lugar da Internet e permite que você navegue na Internet usando a conexão de internet desse computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *